quarta-feira, 31 de outubro de 2012

<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Cochilando no terreiro
vejo um cachorro enfadado
e uma maromba de gado
tangida por um vaqueiro,
na sombra de um juazeiro
ouço ronco de um barrão
se esparrando pelo o chão
fazendo a maior zoada;
eu trago sempre guardada
a lembrança do sertão.
Júnior Adelino/PB
CARIOCA DE NASCENÇA
NATALENSE COM ALEGRIA
E NATAL LHE ADOTOU
NELE O POVÃO VOTOU
CARLOS SE CONHECE SE CONFIA
A CIDADE SERÁ LIMPA
VAMOS SAIR DOS BURACOS
ESSA CIDADE DESTINTA
LIMPEZA DE  ROCAS AS QUINTAS
VAI AO FUTURO DAR UM SALTO
JosmaRibeiro

Prêmio a um incansável

Foto
Reali Jr. e Giba Um eram jovens repórteres quando testemunharam um dos casos mais curiosos da política paulista. O governador Ademar de Barros oferecia uma recepção no Palácio dos Campos Elíseos quando um sujeito enganou a segurança, entrou na festa e suplicou:
- Doutor Ademar, me ajude: tenho dez filhos e estou desempregado.
- Dez filhos? – impressionou-se o governador.
- Sim, senhor, dez.
Ademar chamou o chefe da casa Civil, Artur Audrá, e brincou:
- Arrume um emprego para ele. Será o reprodutor oficial do estado!


JESUS É ONIPOTENTE
FAZ MILAGRE TEM PODER
AJUDOU A ELEGER
UM PREFEITO COMPETENTE
TEM MUITA GENTE CONTENTE
A LIMPEZA  VAI VOLTAR 
O CARLOS VAI TRABALHAR
PROMETEU E VAI FAZER
PARA TODO MUNDO VER
QUE ELE SABE GOVERNAR
MORA DO ASSU BIGODE

terça-feira, 30 de outubro de 2012


<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Visitando os mocambos do sertão
vi um sítio com traços de abandono,
uma casa ruída, outra sem dono
desertada por causa do verão.
vi ferrugem nas trempes de um fogão
avisando que a fome é coisa séria,
lagartixas zombando da matéria
numa concha de quenga pendurada;
vi a boca da fome escancarada
jejuando na casa de miséria.
Hélio Crisanto/RN

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

<<< Uma Trova Potiguar >>>
Caminha em rota invertida,
sem um sonho promissor,
quem, nos outonos da vida,
não colhe um fruto de amor!
José Lucas De Barros/RN

Bom negócio

Foto
O ex-ministro Gustavo Krause conta em seu livro “Poder Humor” que Ibrahim Abi-Ackel era ministro da Justiça do general João Figueiredo quando recebeu a atriz Ruth Escobar. Ele tentava fazê-la desistir de montar peças teatrais em presídios e argumentou:
- Penso em sua segurança. Mesmo que agora não haja problema, dentro de dez anos um desses bandidos, já em liberdade, pode até estuprá-la.
Determinada a levar adiante o projeto, Ruth Escobar ironizou a ameaça:
- Pois, ministro, um estupro, se for daqui a dez anos, até que pode ser um bom negócio.


Sponholz
28/10/2012 | 19:58
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Quando eu partir desta vida,
irei coberto de paz;
e chegando lá em cima
nas mansões celestiais;
eu vou logo organizando
e num cartaz anunciando:
"Primeiro Jogos Florais"!
Ademar Macedo/RN
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Mãe tirana e vaidosa
e o pai que não auxilia,
na hora da gestação
se gera com alegria;
é pai na hora que gera
depois esquece e não cria.
Waldir Teles/PE

sábado, 27 de outubro de 2012

<<<  U m a    P o e s i a  >>>
O rádio é para se ouvir
e todo mundo entender,
0 telefone é melhor
para a gente ouvir sem ver,
sou matuto e não ignoro:
no telefone eu namoro
sem minha mulher saber!
Fenelon Dantas/PB

 
       Carta aberta aos brasileiros da filha de José Genoino
 A coragem é o que dá sentido à liberdade.
Com essa frase, meu pai, José Genoino Neto, cearense, brasileiro, casado, pai de três filhos, avô de dois netos, explicou-me como estava se sentindo em relação à condenação que hoje, dia 9 de outubro, foi confirmada. Uma frase saída do livro que está lendo atualmente e que me levou por um caminho enorme de recordações e de perguntas que realmente não têm resposta.
Lembro-me que quando comecei a ser consciente daquilo que meus pais tinham feito e especialmente sofrido, ao enfrentar a ditadura militar, vinha-me uma pergunta à minha mente: será que se eu vivesse algo assim teria essa mesma coragem de colocar a luta política acima do conforto e do bem estar individual? Teria coragem de enfrentar dor e injustiça em nome da democracia?
Eu não tenho essa resposta, mas relembrar essas perguntas me fez pensar em muitas outras que talvez, em meio a toda essa balbúrdia, merecem ser consideradas...
Você seria perseverante o suficiente para andar todos os dias 14 km pelo sertão do Ceará para poder frequentar uma escola? Teria a coragem suficiente de escrever aos seus pais uma carta de despedida e partir para a selva amazônica buscando construir uma forma de resistência a um regime militar? Conseguiria aguentar torturas frequentes e constantes, como pau de arara, queimaduras, choques e afogamentos sem perder a cabeça e partir para a delação? Encontraria forças para presenciar sua futura companheira de vida e de amor ser torturada na sua frente? E seria perseverante o suficiente ao esperar 5 anos dentro de uma prisão até que o regime político de seu país lhe desse a liberdade?
E sigo...
Você seria corajoso o suficiente para enfrentar eleições nacionais sem nenhuma condição financeira? E não se envergonharia de sacrificar as escassas economias familiares para poder adquirir um terno e assim ser possível exercer seu mandato de deputado federal? E teria coragem de ao longo de 20 anos na câmara dos deputados defender os homossexuais, o aborto e os menos favorecidos? E quando todos estivessem desejando estar ao seu lado, e sua posição fosse de destaque, teria a decência e a honra de nunca aceitar nada que não fosse o respeito e o diálogo aberto?
Meu pai teve coragem de fazer tudo isso e muito mais. São mais de 40 anos dedicados à luta política. Nunca, jamais para benefício pessoal. Hoje e sempre, empenhado em defender aquilo que acredita e que eu ouvi de sua boca pela primeira vez aos 8 anos de idade quando reclamava de sua ausência: a única coisa que quero, Mimi, é melhorar a vida das pessoas...
Este seu desejo, que tanto me fez e me faz sentir um enorme orgulho de ser filha de quem sou, não foi o suficiente para que meu pai pudesse ter sua trajetória defendida. Não foi o suficiente para que ganhasse o respeito dos meios de comunicação de nosso Brasil, meios esses que deveriam ser olhados através de outras tantas perguntas...
Você teria coragem de assumir como profissão a manipulação de informações e a especulação? Se sentiria feliz, praticamente em êxtase, em poder noticiar a tragédia de um político honrado? Acharia uma excelente ideia congregar 200 pessoas na porta de uma casa familiar em nome de causar um pânico na televisão? Teria coragem de mandar um fotógrafo às portas de um hospital no dia de um político realizar um procedimento cardíaco? Dedicaria suas energias a colocar-se em dia de eleição a falar, com a boca colada na orelha de uma pessoa, sobre o medo a uma prisão que essa mesma pessoa já vivenciou nos piores anos do Brasil?
Pois os meios de comunicação desse nosso país sim tiveram coragem de fazer isso tudo e muito mais.
Hoje, nesse dia tão triste, pode parecer que ganharam, que seus objetivos foram alcançados. Mas ao encontrar-me com meu pai e sua disposição para lutar e se defender, vejo que apenas deram forças para que esse genuíno homem possa continuar sua história de garra, HONESTIDADE e defesa daquilo que sempre acreditou.
Nossa família entra agora em um período de incertezas. Não sabemos o que virá e para que seja possível aguentar o que vem pela frente pedimos encarecidamente o seu apoio. Seja divulgando esse e/ou outros textos que existem em apoio ao meu pai, seja ajudando no cuidado a duas crianças de 4 e 5 anos que idolatram o avô e que talvez tenham que ficar sem sua presença, seja simplesmente mandando uma palavra de carinho. Nesse momento qualquer atitude, qualquer pequeno gesto nos ajuda, nos fortalece e nos alimenta para ajudar meu pai.
Ele lutará até o fim pela defesa de sua inocência. Não ficará de braços cruzados aceitando aquilo que a mídia e alguns setores da política brasileira querem que todos acreditem e, marca de sua trajetória, está muito bem e muito firme neste propósito, o de defesa de sua INOCÊNCIA e de sua HONESTIDADE. Vocês que aqui nos leem sabem de nossa vida, de nossos princípios e de nossos valores. E sabem que, agora, em um dos momentos mais difíceis de nossa vida, reconhecemos aqui humildemente a ajuda que precisamos de todos, para que possamos seguir em frente.
Com toda minha gratidão, amor e carinho,
Miruna Genoino
 
Resposta por Manoel Santos, em 10 Out 2012 a cartinha aberta da filha do Genoíno
Bom, como a carta aberta da filha de Genoíno é endereçada À TODOS OS BRASILEIROS, e eu, como carioca da gema, filho agradecido de nordestino cabra da pesta e de uma mineirinha de 1.57cm, enfezada feito uma capeta menstruada, tenho, por óbvio, o direito de responder.
Querida Miruna, me solidarizo, sinceramente, com sua dor. Um filho ou filha, agradecidos ao pai que lhes trouxe ao mundo, funciona como um advogado, quando da defesa de um réu.
Lamentavelmente o fato de ser avô, ter dois filhos e 3 netos, por si só, não garante que um cidadão que se enquadre nesta condição seja elevado à condição acima de quaisquer suspeitas.
Fernandinho Beira Mar é pai. Tem 4 filhos (reconhecidos) e também é avô de dois netos e isso, convenhamos, não serve de passaporte para a impunidade.
Infelizmente Você teve a CONSCIÊNCIA do que seu pai fez durante o REGIME MILITAR. Eu, ao contrário de você, vivi todos os piores momentos daquela época.
Não estranhe o fato: MAS MUITOS BRASILEIROS COLOCARAM SUAS VIDAS EM RISCO, ACIMA DO CONFORTO E DO BEM ESTAR INDIVIDUAL, para resgatar nossa democracia. Eu estava nesse meio, como outros milhares de brasileiros. E comecei a fazer isso, com apenas 16 anos de idade.
Seu pai, ao contrário do que afirmas, causou mais dor do que tenha sentido. Basta que você leia sobre a guerrilha do Araguaia, motivo de orgulho de seu pai, para saber o que realmente ali se passou. Os justiçamentos, os sequestros, os assaltos, tudo registrado nos arquivos com ambas as visões: a fantasiosa e a verdadeira. A de bandidos que queriam se transformar em heróis e heróis que foram transformados em bandidos pelos fisólofos à soldo do petralhismo, por jornalistas engajados e historiadores que fraudaram a história.
Você, com acerto, diz não ter as respostas para as perguntas que se faz, ao contrário dos que vivenciaram cada frame negro daquele filme. Hoje, quem viveu aquele momento, sabe as respostas de todas as perguntas e sabem que faltam perguntas para tantas respostas.
Por exemplo:
Que "forma de resistência" é essa que falas? Os justiçamentos ocorridos no Araguaia pela SIMPLES DESCONFIANÇA DE QUE UM COMPANHEIRO ESTAVA TRAINDO O GRUPO? O assassinato a marteladas de um jovem tenente que acreditou nas promessas dos guerrilheiros e resolveu se entregar? Uma bomba deixada no aeroporto de Guararapes que deixou 17 vítimas e dois inocentes mortos? Ou a que matou um jovem soldado de apenas 19 anos de idade?
São mais de 40 anos de vida política, diz você. Excetuando-se todas as falsas glorificações dos heróis bandidos, o que sobra de vida de seu pai, se é que ele cometeu algo de louvável, restou findo no dia de hoje e de forma DEMOCRÁTICA, LEGAL, SEGUNDO O ORDENAMENTO JURÍDICO DE NOSSA NAÇÃO e ONDE LHE FOI DADO TODO O DIREITO À AMPLA DEFESA que, diga-se, centrou-se na mais cínica mentira que seu próprio texto, nas entrelinhas, conclui.
E aí, Miruna, chegou a hora de você apresentar respostas para as perguntas sobre as respostas que temos:
1) Sendo seu pai tudo o que você descreve com esse belo amor de filha, como pode ele não saber de nada do que era feito bem debaixo de seu nariz?
2) Sendo esse HOMEM PRESUMIDAMENTE, POR VOCÊ, CORAJOSO COMO SEMPRE FOI, segundo diz você, POR QUE ELE NÃO DISSE NÃO AO QUE OUTROS FAZIAM E AINDA COLOCANDO SUA ASSINATURA PESSOAL EM EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS?
3) SENDO ESSE HOMEM TÃO COMBATIVO QUE SEU AMOR FRATERNO DESCREVE, POR QUE ELE NÃO IMPEDIU QUE SE COMETESSE UM CRIME NOJENTO, BEM DEBAIXO DO SEU NARIZ, QUE PODERIA CHEGAR AO QUE CHEGAMOS HOJE?
4) SE ELE LHE DISSE, AOS 8 ANOS: "MIMI, QUERO MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS", então por que permitiu que uma quadrilha roubasse a grana de milhões de brasileiros que trabalham diuturnamente para pagar impostos escorchantes que foram roubados em nome de uma causa?
5) Suponhamos, Mimi, que seu pai não soubesse de tudo o que aconteceu nesse episódio tenebroso que atentou contra a nossa democracia, pergunto: Então, por que não saiu do partido quando soube? Por que comemorou várias vezes com muitos integrantes do bando as "vitórias" do governo, compradas com dinheiro sujo?
6) E a pergunta final Mimi: POR QUE, TENDO TODAS AS CHANCES DE SE DEFENDER, NÃO O FEZ DE FORMA CABAL, ONDE NÃO RESTASSEM DÚVIDAS SOBRE SUA ATUAÇÃO? POR QUE MENTIU TANTO? POR QUE, CORAJOSO, NÃO OPTOU PELA VERDADE DESDE O PRIMEIRO DEPOIMENTO?
Ah, Mimi, não recrimine "os meios de comunicação" desta nossa nação. Muitos jornalistas se esmeram em produzir e divulgar as farsas aprontadas por Lula e sua quadrilha. Mas ela, Mimi, ainda é livre. Na Argentina, cujo governo da doida seu pai defende, a imprensa está sendo cassada. Em Cuba ela só existe para falar bem do governo assassino que seu pai defende. Na Venezuela, as versões que prevalecem, são as oficiais. As poucas que falam a verdade, ou foram "estatizadas" ou "foram eliminadas". Todos estes exemplos de democracia, são defendidos pelo seu querido pai.
Seu pai terá, como preza nossa democracia, o pleno direito de espernear o quanto quiser. Faz parte.
Da mesma forma, temos o direito de torcer para que a pena que lhe seja imposta seja suficientemente grande, para que não retorne como falso herói novamente.
Seu pai Miruna, com toda a razão e compreensão que nos cabe ter neste momento difícil que vives, pode ser o HERÓI que sua visão enxerga. É o seu papel de filha e lhe admiro por isso.
Mas para nós brasileiros, que cansamos de impunidade, que cansamos das mentiras contadas por Lula e amplamente defendidas por seu pai, que cansamos do cinismo com que fomos tratados, que quase desistimos de lutar por esta nação, ao constatarmos todos os dias que os bandidos de sempre impunham à milhões de brasileiros uma pauta sobre a qual não nos cabia o direito de defesa, seu pai não passa de um bandido covarde que ajudou a roubar o dinheiro que poderia construir escolas, creches, hospitais, comprar medicamentos para quem não tem como pagar, dar casas para quem não tem onde morar e realmente, como ele lhe disse aos 8 anos: "que a única coisa que queria, era melhorar a vida das pessoas".
Sinto muito Miruna pela sua dor e pelo momento difícil que estás passando.
Mas não nos tire o direito de sentir uma alegria esfuziante por ver resgatada a justiça que parecia nos ter abandonado. Não nos tire a alegria de poder constatar que um Brasil mais justo e mais honesto, mais verdadeiro e menos cheio de farsantes e mentirosos esteja, finalmente, renascendo.
Lamento te dizer Miruna, mas a sua dor é do tamanho exato da alegria das pessoas decentes. Do simples carteiro que encontra uma mala de dinheiro e devolve, ao invés de escondê-la nas cuecas, como fez seu tio, das pessoas que trabalham incansavelmente para dar um futuro melhor para seus filhos, sem praticar qualquer tipo de crime. Do policial que prende quem tenta lhe subornar. Do juiz que julga de forma imparcial um réu, seja ele quem for. Do político que honra os votos que recebeu.
A sua tristeza, Miruna, é a compreensível tristeza de filha.
A minha alegria, ao ver seu pai preso, pagando pelos crimes que cometeu, é a de um brasileiro que quer deixar para os netos, um país LIMPO – JUSTO – HONESTO e COM PLENO EXERCÍCIO DA MAIS LIVRE E RESPONSÁVEL DEMOCRACIA.
Por fim Miruna, não "É A CORAGEM QUE DÁ SENTIDO À LIBERDADE", como você disse nas primeiras linhas de sua cartinha, mas o medo de perdê-la. A CORAGEM, querida e competente filha, só é necessária para se defender a verdade como norte, quando todos defendem a mentira como método.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AMIGO A E POETA ADEMAR
LUTE COM TODA SUA FORÇA
ENXEGUE BEM NÃO DESTOÇA 
TENS QUE VIVER PARA MOSTRAR
SEUS VERSOS QUE SÃO FRATERNOS
E ROGUE AO PAI ETERNO
CLAME A ELE EM ORAÇÃO
ELE ESCUTARAR O QUE DIZES

VAI CURAR AS CICATRIZES  
DO CORPO ALMA E CORAÇÃO
JosmaRibeiro 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
O meu jeito de ser não me subleva
quero ser como Deus mandou que eu fosse,
quando eu vim foi a vida quem me trouxe
quando eu for é a morte quem me leva,
pra que eu reclamar de Adão e Eva
se a serpente lhes fez quebrar a jura,
pra que eu exibir a dentadura
se não tem nenhum osso que ela roa;
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura.
Fernando Emídio/PE
<<< Uma Trova de Ademar >>>
Não acredito em trapaça,
o livre arbítrio eu imponho; 
não há destino que faça
eu desistir do meu sonho.
Ademar Macedo/RN

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PT, que te viu, quem te vê.
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Eu queria voltar pro meu sertão
pra enfrentar outra vez a seca brava
pra de novo comer preá com fava
por a sela e montar meu alazão,
colocar minhas botas, meu gibão
campear e viver com liberdade,
desfrutar da maior felicidade
que na rua eu pelejo e não desfruto;
se eu nasci lá no mato e sou matuto
nunca irei ser feliz numa cidade!

Carlos Aires/PE
O  PEIDO QUE A DOIDA  DEU
QUASE NÃO CABE NO CÚ.


ISTO ONTEM ACONTECEU
DEBAIXO DA GAMELEIRA
FOI UM TIRO DE ROQUEIRA
O PEIDO QUE A DOIDA DEU
A TERRA TODA TREMEU
ABALOU TODO ASSU
ELA MEXENDO UM ANGU
PUXOU A PERNA DE LADO
DEU UM PEIDO TÃO DANADO
QUASE NÃO CABE NO CÚ.
sesyom

Confuso horário

Foto
Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão. No bar Triângulo das Bermudas, em Vitória, lotado de torcedores, entra o vereador Antonio Pelaes (PMDB-ES). Senta-se, pede um chope, e diante das imagens da multidão assistindo a um dos jogos, ele sentencia admirado:
- Dizem que brasileiro é que gosta de futebol. Quem gosta de futebol é japonês. São duas da manhã e olha como eles torcem!

Bronca Geral

23/10/2012 | 14:02

Improbidade Administrativa
Se a Presidente Dilma estiver viajando para participar dos comícios do PT, como foi a SP apoiar o Kit Gay e ontem a Manaus, às custas do partido, ainda vai. Mas se estiver usando o avião presidencial e agentes públicos para atividades particulares, ainda mais em dia util da semana, a cena muda de figura. Os senado e câmara federal deveriam cobrar da Presidente o cumprimento dos artigos 1°- & único e 9°, IV da Lei 8429. Nota-se que os legionários do partido têm muita dificuldade de separar o público da privada (hic).

Eraldo Fonseca
Cachoeiro de Itapemirim - ES

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UM INFELIZ COMO EU


A MORTE MATA O SULTÃO
ARCEBISPO E CARDEAL
PRESIDENTE,  MARECHAL
MINISTRO, CONDE, BARÃO
EM TEMPO MATOU ROLDÃO
COMO NA HISTÓRIO DEU
O PRÓPRIO JESUS MORREU
MATA TUDO Ó MORTE INGRATA
SÓ NÃO SEI  PORQUE NÃO MATA
UM INFELIZ  COMO EU

                    II


ELA MATA TODO MUNDO
BRANCO, PRETO RICO E POBRE
MATA O POTENTADO O NOBRE
MATA O TRISTE E O VAGABUNDO
MATOU DOM PEDRO SEGUNDO
MATOU QUEM O SUCEDEU
CAPITALISTA E PLEBEU
MATA TUDO NÃO TEM JEITO
MAIS NÃO MATA POR  DESPEITO
UM  INFELIZ COMO EU


            III


NÃO RESERVA  O CIÊNTISTA
MATA SEM DÓ O PROFETA
TIRANA MATA O POETA
MATA O MAIOR ESTADISTA
MATA  TAMBÉM  O ARTISTA
O CEGO, O MUDO SANDEU
MATA O CRENTE E ATEU
DIPLOMATA TITULAR
MAIS POUPA NÃO QUER MATAR
UM INFELIZ COMO EU


              IV

 ELA MATA NO SENADO 
COMO MATOU RUI BARBOSA
ENTRA NO CONGRESSO AIROSA
AI,  MATA UM DEPUTADO
MATOU PINHEIRO MACHADO
DELE NÃO SE CONDOEU
ELA JAMAIS ATENDEU
MATA GENTE MATA BICHO
MAS,  NÃO MATA POR CAPRICHO
UM INFELIZ COMO EU
SESYOM
<<< Uma Trova de Ademar >>>
Mesmo que a paixão desabe
disto eu não sentirei medo,
o mundo inteiro já sabe
que eu sempre amei em segredo!
–Ademar Macedo/RN–
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Alternâncias de alegria
e de tristeza é a meta,
de um coração remendado
por sonhos que o tempo veta.
e o riso com pouco encanto,
esconde as veias de pranto
no coração de um poeta.
Lima Júnior/PE

Ele era um perigo

Foto
Costa Rego fez fama como jornalista no Rio de Janeiro e, na década de 20, voltou a Alagoas para ser governador. Austero, governou sob rigoroso estado de sítio, mas a condição de incorrigível mulherengo lhe custou alguns problemas, inclusive uma conhecida reprimenda do presidente Washington Luís. Seu secretário da Fazenda, Epaminondas Gracindo, pai do ator Paulo Gracindo, certo dia tomava o café da manhã quando Costa Rego foi entrando na sua casa com a maior naturalidade.
- Espere aí, governador! – gritou Epaminondas – Com essa sua fama de garanhão, o senhor não pode entrar na casa de uma família de respeito.
Governador e secretário despacharam na calçada.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

  1. SÓ QUE O LULA ESTÁ POUSANDO DE HONESTO POR AÍ,O MAIOR CARA DE PAU DE TODA HISTÓRIA DESTE PAÍS,MÁS ALGUMA COISA JÁ PODEMOS CONSTATAR,É QUE ESTES PTRALHAS NÃO TEM MORAL PARA FALAR DE NENHUM OUTRO PARTIDO DESTE PAÍS,POIS O PT É O PARTIDO MAIS CORRUPTO DA HISTORIA DO BRASIL EM TODOS OS TEMPO..
  2. PT DE LULA, QUE MORAL TEM O EX PRESIDENTE PARA FALAR MAL DOS OUTROS PARTIDOS, POIS O DELE É O PIOR DE TODOS. E AI DEP. FÁTIMA BEZERRA, DEP. MINEIRO E VEREADOR LUCENA O QUE ACHAM DISSO.
    EITA PARTIZINHO SEM VERGONHA.


<<<  U m a    P o e s i a  >>>
A distância é qual adubo
que faz nascer a saudade.
Saudade faz a ilusão
parecer realidade,
faz passado ser presente,
faz o coração da gente 
ter alguém só na vontade!!!     
Luiz Dutra/RN

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A MENINA DA ROSITA
CHAMOU A MINHA ATENÇÃO


NÃO PODE HAVER MAIS BONITA
EXPRESSO AQUI SEM VANTAGEM
VI DE PERTO, E UMA IMAGEM
A MENINA DE ROSITA
SUA BELEZA INFINITA
CAUSOU-ME ATÉ SENSAÇÃO
CREIO QUE A PERFEIÇÃO
PARTIU DE UMA MÃO DIVINA
A BELEZA DA MENINA
CHAMOU A MINHA ATENÇÃO
SESYOM
TODA MOÇA JANELEIRA
TEM UM VERGÃO NA BARRIGA



QUANDO  É NAMORADEIRA
NÃO SE SENTA,  JAMAIS CANSA
NÃO MERECE CONFIANÇA
TODA MOÇA JANELEIRA
É CEGA DE TAL MANEIRA
QUE PERDE O TEMPO NÃO LIGA
EU SEI QUE O DESTINO OBRIGA
MOÇA QUE VIVE EM JANELA
REPAREM  QUE TODA ELA
TEM UM VERGÃO NA BARRIGA
SESYOM
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Um vento passa alisando
as costas da capoeira,
quase sem fazer poeira
passa só suavizando,
o sol lento, se ocultando
lambendo as costas da serra,
um bezerro afoito berra
por ser da mãe apartado;
parece um quadro pintado
das tardes de minha terra.
Brás Ivan/PE

Medo do alto

Foto
Afonso Arinos de Melo Franco exercia o pior cargo para quem tinha pavor de avião: ministro das Relações Exteriores de João Goulart. Certa vez, ao concluir uma visita a Portugal, ele foi despedir-se do presidente anfitrião, Américo Tomás, que logo tocou no ponto fraco:
- O senhor gosta de avião?
- Não muito, excelência.
Ao invés de tranqüilizar o chanceler brasileiro, Tomás fez um comentário que o atormentaria durante toda a viagem de volta:
- É, enquanto eles voam lá em cima, as oficinas continuam cá em baixo...

domingo, 21 de outubro de 2012

Imagem inline 1
<<< Uma Trova de Ademar >>>
Ao criar os Trovadores
onde o verso prolifera;
para adorná-lo com flores,
Deus criou a primavera!
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
A mais cruel solidão
é a do cego (sina triste),
vivendo na escuridão,
sabendo que a luz existe.
Gilvan Carneiro da Silva/RJ
 
<<< Uma Trova Potiguar >>>
Se o tempo me desse tempo,
de fazer mais do que faço,
queimava a sobra do tempo
no calor do teu abraço!
Prof. Garcia/RN
 
<<< Uma Trova Premiada >>>
2005 > ATRN-Natal/RN
Tema > FÉ > 7º Lugar
Meu filho, que Deus te ajude
e a tua fé te incentive
a plantar o que eu não pude
e a colher o que eu não tive!
José Ouverney/SP
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
O maior sonho de enleio,
o melhor sonho sonhado,
é aquele que em devaneio
a gente sonha acordado.
Marisol/RJ
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Quando Deus me chamar eu vou partir.
Deixarei o meu nome aqui na terra;
quem passar em Santana irá ouvir
o meu verso ecoar no pé da serra.
E como os grandes poetas de outrora
nestes meus versos que componho agora,
deixo um pouco da minha inspiração...
Pra ninguém esquecer-me no futuro,
eu deixo escrito um verso em cada muro
e nas paredes de cada coração!
Ademar Macedo/RN
 

sábado, 20 de outubro de 2012

<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Mamãe dizia a papai:
se estiver aborrecido,
me avise logo com tempo,
pode ficar prevenido:
da forma que eu mudo a saia,
mudo também o marido.
Leandro Gomes de Barros/PB

Imagem inline 1
<<< Uma Trova Nacional >>>
De costas, nua, atraente,
vi seu retrato, gamei!
Vi outra foto de frente...
decepção... era um “gay”!
Francisco José Pessoa/CE

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PARA HERMANO MORAIS, NÃO TEM REZA QUE DER JEITO,.CARLOS EDUARDO PREFEITO.
Vote -1
Vote +1Astério Brandão de Araújo 19/out/2012 as 12:10
PARA HERMANO MORAIS, NÃO TEM REZA QUE DER JEITO,. EDUARDO CARLOS PREFEITO.
O MUNDO NÃO PRESTA MAIS


VALEI-ME NOSSA SENHORA
PADROEIRA QUE NÃO NEGA
NESTE SERTÃO   TÃO BRAVIO
QUE A CHUVA NUMCA CAI
COMERAM O C.. DE NOBREGA
O MUNDO NÃO PRESTA MAIS

DE UM POÉTA POPULAR  NO SERIDÓ RN.

<<<  U m a    P o e s i a  >>>
A magia predileta
de quem semeia poesia
é ser um pouco profeta
em cada verso que cria
e sentir que Deus completa
a força desta magia.
Milton Souza/RS
NO MUNDO NÃO CONHECI 
PÉSSIMISTA IGUAL A TE
ÓTIMISTA EU SEMPRE VIR
É O MEU MANO JOSMIR
JosmaRibeiro

quinta-feira, 18 de outubro de 2012



TODA MANHA DO MEU  DIA
FICAREI BEM SATISFEITO
LENDO BOAS POESIAS
NO RAIAR  DO DIA-DIA
NELAS A VIDA SE IRRADIA
NO VIVER, ESSE É MEU JEITO
JosmaRibeiro
O  PÉ  DE RABO DE ANA
POR GOSTO SE PODE OLHAR


METI-ME NA CARRASPANA
ALEXANDRE ACOMPANHOU
E COMIGO  ANALIZOU
O PÉ DE RABO DE ANA
ALGUÉM DIRÁ QUE É CHICANA
PORÉM EU POSSO PROVAR
A PUTA É DE ARREBATAR
DA URTIGA EU TIRO ELA
POIS O PÉ DE RABO DELA
POR GOSTO SE PODE OLHAR

SESYOM
GUARABIRA É QUASE O CÃO
JÁ DEU ATÉ PRA DENTISTA


JOCA NO SITIO JORDÃO
RECEITA E ARRANCA DENTE
SEGUNDO DIZ O CLEMENTE
GUARABIRA É QUASE O CÃO
APESAR DE CHARLATÃO
E TAMBÉM  ESPIRITISTA
NUM CERTO PONTO DE VISTA
JOCA ENGANA O  SATANAZ 
ALÉM DAS CURAS QUE FAZ
JÁ DEU ATÉ PRA DENTISTA
SESYOM
PROFESSOR JOÃO CELSO FILHO
ALMA BOA E TALENTOSA,
CADA VEZ QUE VEJO LEMBRO-ME
DO GENIAL RUY BARBOSA
SESYOM
BEBO, FUMO, JOGO E DANÇO
SOU PERDIDO POR MULHER


VIDA  LONGA NÃO ALCANÇO
NA  ORGIA E NO  PRAZER
MAS, ENQUANTO EU NÃO MORRER
BEBO, FUMO, JOGO E DANÇO
BRINCO, FARREIO, NÃO CANÇO
ME CENSURE QUEM QUIZER
ENQUANTO VIDA EU TIVER
CUMPRINDO ESSA  SINA VENHO
E. ALÉM DOS VICIOS QUE TENHO
- SOU PERDIDO POR MULHER
SESYOM

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fim de Semana

Natal,

Ranking da Vip põe Maria Boa entre as dez melhores

Publicação: 11 de Outubro de 2012 às 00:00

tamanho do texto A+ A-

Numa escolha feita às cegas, por um júri formado por dez degustadores, a cachaça potiguar Maria Boa, produzida pelo médico Frederico Araújo Lima, figura no segundo ranking das dez mais promovido pela revista VIP. A reportagem foi publicada na edição do mês de setembro de 2012. O critério utilizado pela publicação foi o processo de envelhecimento em barris de madeiras nativas. Foram selecionadas 11 amostras, das principais regiões produtoras do País.
DivulgaçãoDegustação realizada às cegas e publicada na revista VIP de setembro, destaca a cachaça produzida na Fazenda Bom Jardim como uma das 10 melhores na categoria AmarelaDegustação realizada às cegas e publicada na revista VIP de setembro, destaca a cachaça produzida na Fazenda Bom Jardim como uma das 10 melhores na categoria Amarela

Desde 2003, a cachaça Maria Boa está sendo produzida em Goianinha/RN e integra a fazenda Bom Jardim, dos herdeiros de Antônio Bento (em cuja varanda recebeu Mário de Andrade nos anos 1920). Ele faz parte de uma família que tem mais de 200 anos em tradição produtora na área.  O principal diferencial em relação a outras cachaças de qualidade produzidas no Brasil é o armazenamento com exclusividade em barris de madeira Amarelo Cetim, uma árvore de grande porte, com até 40 m de altura e 1 m de diâmetro, nativa da Floresta Amazônica, encontrada principalmente nas matas do Pará.  "O processo de amaciamento da bebida no Amarelo Cetim confere um buquê e um sabor de fruta silvestre muito agradáveis", explica o produtor. 

A cachaça Maria Boa, produzida desde 2003 no engenho Bom Jardim, está sendo distribuída para as redes de supermercados Nordestão, Rede Mais, SuperShow, Bom Dia, entre outras, além de ser comercializada para atacadistas, lojas de conveniência, produtos do sertão, artesanatos etc. Também é revendida para cachaçarias em outros estados, como  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

DivulgaçãoFrederico de Araújo Lima, na foto com visitantes, ao centro, mostra onde a Maria Boa é envelhecida: barris de madeira amarela cetim, nativa da AmazôniaFrederico de Araújo Lima, na foto com visitantes, ao centro, mostra onde a Maria Boa é envelhecida: barris de madeira amarela cetim, nativa da Amazônia
No Brasil existem basicamente dois tipos de cachaça, a industrial, que é feita em grande escala, e a artesanal, feita em pequenas produções. Na industrial a cana é queimada antes do corte para facilitar o trabalho, a fermentação é acelerada e a destilação é feita em grandes alambiques de aço inox. "Tudo o que é produzido é aproveitado sem fracionamento e poucas são envelhecidas, a produção é gigantesca, principalmente a 51 no interior de São Paulo, a Pitu em Pernambuco e a Ypioca no Ceará", explica Frederico Lima.

Na cachaça artesanal, o corte da cana é manual e a mesma não é queimada. Além da fermentação ser feita com fermento natural da própria cana, a destilação é feita em alambique de cobre. "Na destilação da cachaça artesanal é desprezada a cabeça, que desce queimando a garganta, e o rabo, que provoca a ressaca, que são a primeira e a última fração que saem do alambique. As boas cachaças só utilizam o coração, que é o meio da destilação. Isso representa em média 80% da produção. O restante é desprezado.

Baseado em pesquisa realizada no Laboratório de Desenvolvimento da Química da Aguardente (LDQA), do Instituto de Química de São Carlos (ligado à USP), o produtor declara que "uma boa pinga dá menos ressaca que alguns uísques". A produção da cana para produção da Maria Boa ainda não é orgânica, pois depende de alguns requisitos que estão sendo implementados. O certificado demora cerca de quatro anos para sair.

CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA CACHAÇA ARTESANAL

- Corte da cana sem uso de queimada.

- Moagem até  24 horas após a colheita.

- Uso de fermento (sem produtos químicos). 

- Destilação com temperatura controlada. 

- Envelhecimento em barris de madeira.
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Quando eu tinha a idade molequeira
pesquei muita piaba num açude;
joguei finca, pião, bola de gude;
soltei pipas, cacei de baladeira;
enterrei muita faca em bananeira.
Meus brinquedos não tinham nem patente,
mas com eles brincava alegremente.
Já que o tempo tornou isso lembrança,
“Eu queria de novo ser criança
pra brincar de criança novamente”.
Tarcísio Fernandes/RN

Fim de Semana

Natal,

Ranking da Vip põe Maria Boa entre as dez melhores

Publicação: 11 de Outubro de 2012 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Numa escolha feita às cegas, por um júri formado por dez degustadores, a cachaça potiguar Maria Boa, produzida pelo médico Frederico Araújo Lima, figura no segundo ranking das dez mais promovido pela revista VIP. A reportagem foi publicada na edição do mês de setembro de 2012. O critério utilizado pela publicação foi o processo de envelhecimento em barris de madeiras nativas. Foram selecionadas 11 amostras, das principais regiões produtoras do País.
DivulgaçãoDegustação realizada às cegas e publicada na revista VIP de setembro, destaca a cachaça produzida na Fazenda Bom Jardim como uma das 10 melhores na categoria AmarelaDegustação realizada às cegas e publicada na revista VIP de setembro, destaca a cachaça produzida na Fazenda Bom Jardim como uma das 10 melhores na categoria Amarela

Desde 2003, a cachaça Maria Boa está sendo produzida em Goianinha/RN e integra a fazenda Bom Jardim, dos herdeiros de Antônio Bento (em cuja varanda recebeu Mário de Andrade nos anos 1920). Ele faz parte de uma família que tem mais de 200 anos em tradição produtora na área.  O principal diferencial em relação a outras cachaças de qualidade produzidas no Brasil é o armazenamento com exclusividade em barris de madeira Amarelo Cetim, uma árvore de grande porte, com até 40 m de altura e 1 m de diâmetro, nativa da Floresta Amazônica, encontrada principalmente nas matas do Pará.  "O processo de amaciamento da bebida no Amarelo Cetim confere um buquê e um sabor de fruta silvestre muito agradáveis", explica o produtor. 

A cachaça Maria Boa, produzida desde 2003 no engenho Bom Jardim, está sendo distribuída para as redes de supermercados Nordestão, Rede Mais, SuperShow, Bom Dia, entre outras, além de ser comercializada para atacadistas, lojas de conveniência, produtos do sertão, artesanatos etc. Também é revendida para cachaçarias em outros estados, como  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

DivulgaçãoFrederico de Araújo Lima, na foto com visitantes, ao centro, mostra onde a Maria Boa é envelhecida: barris de madeira amarela cetim, nativa da AmazôniaFrederico de Araújo Lima, na foto com visitantes, ao centro, mostra onde a Maria Boa é envelhecida: barris de madeira amarela cetim, nativa da Amazônia
No Brasil existem basicamente dois tipos de cachaça, a industrial, que é feita em grande escala, e a artesanal, feita em pequenas produções. Na industrial a cana é queimada antes do corte para facilitar o trabalho, a fermentação é acelerada e a destilação é feita em grandes alambiques de aço inox. "Tudo o que é produzido é aproveitado sem fracionamento e poucas são envelhecidas, a produção é gigantesca, principalmente a 51 no interior de São Paulo, a Pitu em Pernambuco e a Ypioca no Ceará", explica Frederico Lima.

Na cachaça artesanal, o corte da cana é manual e a mesma não é queimada. Além da fermentação ser feita com fermento natural da própria cana, a destilação é feita em alambique de cobre. "Na destilação da cachaça artesanal é desprezada a cabeça, que desce queimando a garganta, e o rabo, que provoca a ressaca, que são a primeira e a última fração que saem do alambique. As boas cachaças só utilizam o coração, que é o meio da destilação. Isso representa em média 80% da produção. O restante é desprezado.

Baseado em pesquisa realizada no Laboratório de Desenvolvimento da Química da Aguardente (LDQA), do Instituto de Química de São Carlos (ligado à USP), o produtor declara que "uma boa pinga dá menos ressaca que alguns uísques". A produção da cana para produção da Maria Boa ainda não é orgânica, pois depende de alguns requisitos que estão sendo implementados. O certificado demora cerca de quatro anos para sair.

CRITÉRIOS DE QUALIDADE DA CACHAÇA ARTESANAL

- Corte da cana sem uso de queimada.

- Moagem até  24 horas após a colheita.

- Uso de fermento (sem produtos químicos). 

- Destilação com temperatura controlada. 

- Envelhecimento em barris de madeira.