domingo, 26 de fevereiro de 2012









 
TODO POÉTA EM SEUS SONHOS
DE GRANDE É SEU PENSAMENTO
OCULTA MÁGOAS SUPONHO
RESTRITOS AOS SEUS SENTIMENTOS
JOSMARIBEIRO-

 JOGO DE CENA
No Congresso, não se encontra um só parlamentar que concorde, retoricamente, com a violência do governo em governar com medidas provisórias. Até o PT se insurge, ainda que apenas no gogó. Todo mundo critica a edição de éditos que não são nem de urgência nem de relevância, como manda a Constituição. Protestam deputados e senadores contra o trancamento das pautas enquanto as medidas provisórias não são votadas. Querem mudar as regras do jogo, ironicamente alternando-se no apoio ou na condenação dessa singular forma de submissão do Poder Legislativo. O diabo é que nada fazem, quando poderiam fazer. Dormem nas gavetas do Congresso mil e um projetos alterando a sistemática das medidas provisórias.  Na hora  de dar seguimento às mudanças, encolhe-se a maioria e até segmentos das minorias fazem ouvidos moucos aos próprios reclamos. 
O palácio do Planalto dispõe de instrumentos para conter qualquer movimento contrário aos seus interesses. Nomeações, favores, benesses – tudo funciona de acordo com seus objetivos. Se a  presidente Dilma  exige que as coisas  continuem como sempre, não há quem ouse enfrentá-la. Continuará soltando seus ucasses.

Image and video hosting by TinyPic
ADEMAR MACEDO
 
<<< Uma Trova de Ademar >>>
O Pantanal se engalana,
mas eu mesmo desconfio;
que até a própria chalana
sente ciúmes do rio.
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
Pela janela indiscreta,
ante uma cena de amor,
a lua, sem ser poeta,
tenta um poema compor!
Carolina Ramos/SP
 
<<< Uma Trova Potiguar >>>
Para salvar inocentes
das garras dos marginais,
Deus põe traços diferentes
nas impressões digitais.
Wellington Oliveira/RN
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Ao partir para a outra vida,
aquilo que mais receio,
é deixar nessa partida,
tanta coisa pelo meio ... 
–Luiz  Otávio/RJ–
 
<<< Uma Trova Premiada >>>
1983 > Nova Friburgo/RJ
Tema > QUASE > Venc.
Retratando o que hoje somos,
vejo agora que restou
do quase dois que nós fomos
o quase nada que eu sou.
Sara M. Kanter/SP
 
<<< Simplesmente Poesia >>>
  O QUE TU ÉS PARA MIM.

                        –Welton Melo/PE

Sou tão feliz por estar contigo,
és meu abrigo, meu porto seguro,
és meu descanso quando estou cansado
és meu passado, presente e futuro.

És na partida a dor da saudade,
és liberdade quando estou detido,
tu és o sopro que me deu a vida
és a saída quando estou perdido.

tu és precisa numa precisão
és a razão por que mudei tanto,
tu és o manto que cobriu Maria
és calmaria que acalmou meu pranto.

Tu és o tudo quando estou no nada
és alvorada pra o amanhecer,
tu és a barra do final da tarde
e Deus me livre de perder você!
 
<<< Estrofe do Dia >>>
Remexendo os cascalhos da lembrança
pra saber o que eu tinha na verdade,
vi que resta bem menos da metade
do que eu tinha no tempo de criança;
até mesmo um restinho de esperança
meu ingrato destino carregou;
a minha perna esquerda gangrenou
transformando um atleta em aleijado,
quando volto um minuto no passado
vejo tudo o que o tempo me tomou...
Ademar Macedo/RN
 
<<< Soneto do Dia >>>
     MALDIÇÃO.
 
                          Olavo Bilac/RJ
 
Se por vinte anos nesta furna escura
deixei dormir a minha solidão
hoje velha e cansada de amargura
minha alma se abrirá como um vulcão.
 
E em correntes de cólera e loucura
sobre tua cabeça ferverão
vinte anos de silêncio e de tortura,
vinte anos de agonia e solidão.
 
Maldito sejas pelo ideal perdido
pelo mal que fizestes sem querer,
pelo amor que morreu sem ter nascido,
 
pelas hora vividas sem prazer;
pela tristeza do que eu tenho sido,
e pelo esplendor que deixei de ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário