domingo, 22 de junho de 2014


TROVAS

Eu te pergunto, Maria,
como pobre pecador,
que santo suportaria
tuas tentações de amor?
****
Quando estou em meu terraço,
olhando os astros risonhos,
a Lua atravessa o espaço
puxando o carro dos sonhos.
****
Na trova, de longe venho
e, apesar de toda a lida,
inda me falta o desenho
da trova de minha vida.
****
O tempo chegou de leve,
com um pincel de bom tamanho,
e pintou de branco-neve
o meu cabelo castanho.
****
Mesmo que eu mude de estilo,
não mudarei, nem de leve,
uma vírgula daquilo
que a mão do destino escreve.
****

Faz-se o verso com carinho
e ele só atinge a $3>
se passar pelo caminho
do coração do poeta.
****
Quando revi, monte a monte,
os campos de minha terra,
parece que a alma da fonte
cantava no altar da serra.
****
Esses pequeninos traços
que no céu deita fulgores
são estrelas ou pedaços
de sonhos dos trovadores?
****
A menina seminua,
presa, disse ao detetive:
- Eu não me queixo da rua,
mas do lar que nunca tive!
****
Não fumo nem por esporte,
porque o cigarro fascina,
mas deixa um gosto de morte
no travo da nicotina.

biografia: 
José Lucas de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário